jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2021

Como o WhatsApp Business vai alterar a comunicação com clientes

Tiago Fachini, Gerente de Marketing
Publicado por Tiago Fachini
há 3 anos


90% dos advogados brasileiros utilizam o WhatsApp para fins profissionais. É isso que indica Censo Jurídico 2017, realizado pela ProJuris e que ouviu 391 profissionais do Direito.

Na última sexta (18), o WhatsApp divulgou que estará lançando em breve uma nova funcionalidade: o WhatsApp Business; que pode alterar o modo como o advogado se comunica com seus clientes.

O que é e como funcionará o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para pequenas empresas. Dessa forma, escritórios de advocacia que já utilizam o aplicativo para se comunicar com seus clientes terão maior facilidade para se conectar aos seus clientes, bem como clientes em potencial encontrarão advogados com maior facilidade.

Confira o que muda:

Mensagens automáticas: o aplicativo também permitirá criar mensagens rápidas. Por exemplo: “Boa tarde, estamos em reunião. Voltaremos em instantes e entraremos em contato”.

Estatísticas: quantos contatos seu escritório recebeu? Quantas mensagens foram enviadas e recebidas?

Perfil do escritório: ao invés de receber mensagens e seu celular pessoal, ou comprar um celular somente para o perfil de WhatsApp do escritório, será possível criar um perfil empresarial, com informações comerciais (e-mail, endereço, site).

O cliente, ao mesmo tempo, saberá que está se comunicando com uma empresa. Ao criar um perfil para o seu escritório de advocacia, ele será, automaticamente, classificado como um perfil comercial.

O que esperar do WhatsApp Business

Conversamos com Christian H. Mendes, Reputation Advisor na Oversize Strategic Consultant, consultoria de reputação para marcas e pessoas.

Para ele, a movimentação faz parte de uma série de alterações estratégicas do Facebook (detentor não somente do WhatsApp como também do Instagram). A criação do WhatsApp Business é só uma das ações da empresa após as declarações do CEO Mark Zuckerberg, de priorizar posts de amigos, em detrimentos de páginas comerciais no feed de notícias do Facebook.

“O Facebook está fortalecendo seu trio de plataformas, com o WhatsApp Business. Entendo que a quantidade gigantesca de usuários usando esse canal como comunicação com empresas acabou exigindo um reestruturação do modelo de negócio do aplicativo, mais profissional e com recursos para empresários”, afirmou Mendes.

“Advogados que já oferecem algum tipo de atendimento pelo WhatsApp poderão agora ver métricas de desempenho, gerir melhor seus contatos, automatizar respostas a perguntas frequentes e, principalmente, conseguir separar o perfil pessoal do profissional”, completou.

Leia também: O WhatsApp é um canal adequado para advogar?

24 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tomara que o Whatsapp Business venha somente para facilitar a comunicação entre cliente e fornecedores e não vire a casa da mãe joana como virou a telefonia comum. Diariamente são mais de 30 ligações para minha casa oferecendo diversos serviços que eu não quero mesmo falando que não desejo nada continuam ligando diariamente e não duvido que quando o Whatsapp Business entrar em pleno funcionamento esse tipo de empresa mequetrefe migre para o Whatsapp para importunar os outros. continuar lendo

Basta se cadastrar no serviço “não perturbe” no site do procon do seu estado que as ligações reduzem. E os que insistirem é só denunciar no próprio procon que leva multa. Em algum momento as ligações inoportunas acabam. continuar lendo

Mas no whatsapp temos a opção de bloquear os inoportunos Sandro! continuar lendo

pois é, é só bloquear, bem mais prático e fácil que a telefonia fixa. continuar lendo

A sugestão do Tarcisiocjr seria útil se essas empresas "mequetrefes" mantivessem sempre o mesmo numero de telefone.
Infelizmente essas empresas, não sei como, alternam o número, dificultando o bloqueio no Procon. continuar lendo

Acredito que eles terão essa cautela sim Sandro. Diferente a telefonia convencional, qualquer plataforma agressiva de marketing faria com que os usuários migrassem para outra plataforma concorrente como o Telegram por exemplo, que é bem superior ao whatsapp em termos de recursos, mas o povão acaba ficando no whatsapp por falta de conhecimento. Infelizmente, das ligações telefônicas não temos muito como fugir. O máximo que conseguimos fazer é instalar um aplicativo de blacklist que ignora os números já conhecidos de marketing que você já atendeu outrora, é uma mão na roda. Diariamente o esse aplicativo bloqueia em média três tentativas de empresas de marketing te entrar em contato comigo. O nome do aplicativo chama-se blacklist plus. É gratuito e disponível para Android. Não sei quando ao IOS. continuar lendo

De um apaixonado para oitro! Excelente post. Tanto o whatsapp quanto as demais tecnologias como o Watson estão aí para facilitar a vida do Advogado e tornar seu trabalho mais efetivo.
Parabéns. continuar lendo

Toda tecnologia é util ou inútil, ferramenta ou arma, dependendo do uso que se faz dela.
O whatsapp, por exemplo, trouxe alterações até mesmo nas relações trabalhistas. Férias, finais de semana, jornada de 8 horas, tudo isto está subordinado ao bom senso das chefias. continuar lendo

Utilizo o whats app desde o começo dele, para negócios é o meio mais rápido para tudo, foi a melhor invenção dos tempos, sem pagar nada, sem ter dores de cabeça via e-mail, quando meus computadores de mesa, móvel são com licenças pagas da Microsoft e da Apple, não recebo virus e já desde 2014 não sei mais o que é vírus de computador. Muito bom, excelente Whats App Business for home office. continuar lendo